Eliminadores de Estática (ionizadores)
Causas da Eletricidade Estática
As três causas mais comuns de eletricidade estática são atrito, contato e separação. A eletricidade estática está ao nosso redor na vida cotidiana, por exemplo, enrolamento de filme plástico, choque elétrico na maçaneta da porta do carro, e seria muito grande para enumerar.
A indução eletrostática também é um fator que pode gerar eletricidade estática. É por isso que os materiais isolantes apresentam atração elétrica após serem colocados em um campo elétrico. A mudança de temperatura também pode afetar a eletricidade estática. Um exemplo típico é que uma carga estática será gerada quando o molde de injeção for resfriado.
Eliminação de Estática CA
Com o uso de um transformador especial, a corrente alternada de 110 V/220 V, 50/60 Hz pode ser aumentada para 7 KV. Essa alta tensão é transferida para o eliminador estático por meio de um cabo de alta tensão blindado, e uma série de pinos emissores conectados ao eliminador estático são tensionados pela tensão elevada, resultando na criação de uma "corona" ou "nuvem de íons" de alta energia, em que um grande número de íons positivos e negativos é gerado. Sempre que o ciclo de CA muda, é produzida uma quantidade aproximadamente igual de íons positivos e negativos. A superfície estaticamente carregada próxima à nuvem de íons será rapidamente neutralizada.