Processo de montagem da placa SMT
Limpeza – material fornecido pelo cliente - corte - impressão - inspeção de impressão - montagem em SMT - inspeção de remendo - soldagem por refluxo - inspeção do controle de qualidade - inspeção da amostra - reelaboração - inspeção de remessa - embalagem - reparo - expedição
Impressão: É usado para imprimir a pasta de solda ou cola de remendo no bloco da PCB, o qual prepara a placa para a instalação dos componentes de soldagem. O equipamento usado neste processo, é a impressora de pasta de solda.
Distribuição de cola: Atualmente a placa de circuito de dupla face é a mais utilizada no mercado, o qual evita que a superfície de entrada dos componentes caia por causa da pasta de solda fundida novamente durante o retorno, com isso a máquina de distribuição de cola é adicionada na superfície de entrada, o qual coloca a cola na placa PCB em posição fixa, a sua função é colocar os componentes na placa PCB. Para executar este processo, utiliza-se uma máquina dispensadora de cola de alta eficiência, o qual fica instalado na parte da frente da linha de produção SMT ou atrás do equipamento de detecção.
Montagem: Este é o processo onde componentes de montagem de superfície são instalados precisamente com a placa PCB fixa. Utiliza-se o a máquina de montar chip para executar este processo.
Cura: É usado para derreter o adesivo, para certificar que os componentes de montagem na superfície estejam conectados com segurança à placa PCB. O forno de refusão é usado neste processo.
Solda por refluxo: A solda por refluxo é usada para derreter pasta de solda, sendo que os componentes de montagem da superfície e a placa PCB sejam perfeitamente unidos. O forno de solda por refluxo é usado para fazer este processo.
Limpeza: A máquina de limpeza é usada para remover totalmente os resíduos de solda, como o fluxo e a placa PCB montada.
Detecção: Neste processo, consegue-se detectar a qualidade da solda e a qualidade de montagem da placa PCB montada. Utiliza-se a lupa, microscópio, instrumento de teste (ICT), agulhas de teste ICT, inspeção óptica automática (AOI), sistema de detecção de RAIO X, máquina de testar a função e outros.